Seguidores

sábado, 4 de agosto de 2012

A Caixa Negra - Amos Oz


Em 1987, o agora prestigiado autor israelita Amos Oz, escrevia A Caixa Negra. No ano seguinte a obra ganhou o prestigiado “Prémio Femina”. Seria o primeiro dos vários galardões conquistados pelo autor ao longo da sua carreira. O livro foi reeditado recentemente em Portugal. Além de escritor, Oz é professor de literatura na Universidade Ben-Gurion e dedica-se à militância a favor da paz entre palestinianos e israelitas.
“Não cuides que vim trazer a paz ao mundo; não vim para trazer a paz mas a espada.”
O livro conta a história do divórcio de Ilana e Alex e sendo este livro a “caixa negra” de um complicado divorcio, sentimentos como o ódio, o desespero, o desgosto, a culpa, o arrependimento, a inveja, o receio, o medo ou o ciúme estão presentes ao longo de toda a obra. Boaz, filho de ambos, começa a ter comportamentos de indisciplina. Desesperada, Ilana pede ajuda ao seu ex-marido, reatando dessa forma a ligação. Ilana é agora casado com Michel, que mais tarde vem a ser um fanático religioso.
“Nós somos o Povo do Livro, Boaz, e um judeu sem a Torah é pior do que um animal dos campos”
Quando se dá um divórcio muitas vezes as posições extremam-se, esses extremismos levam ao fanatismo. A causa Israelo-Palestiniana  é um longo e duríssimo divórcio entre dois povos, com religiões diferentes e quase sempre com posições antagónicas  o entendimento mostra-se quase impossível. Alex, consagrado escritor de livros contra o fanatismo, é o próprio a praticar a violência domestica e a humilhar tudo e todos. Não basta ter um bonito discurso é preciso passar aos atos. A causa Israelo-Palestiniana e a culpa de ambos os lados torna-se assim no principal tema deste livro. Tal como no divórcio entre Ilana e Alex, a falta de compreensão e de tolerância leva a que ambos se odeiem. Quantas caixas negras seriam precisas para registar tudo o que tem acontecido ao longo dos anos entre Israelitas e Palestinianos.
“Para tentar responder a esta pergunta, transcrevo-te a seguir os dez mandamentos do teu filho, fora da ordem mas respeitando a maneira de falar dele. I. Ter pena deles todos. II. Reparar mais nas estrelas. III. Ser contra estar zangado. IV. Ser contra fazer troça. V. Ser contra o ódio. VI. Os filhas da mãe também são seres humanos, não são merda. VII. Ser contra a violência. VIII. Ser contra matar. IX. Não nos comermos uns aos outros. X. Calma.”
Boa leitura…

Sem comentários:

Enviar um comentário