Seguidores

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

OS Malaquias - Andréa del Fuego



Andréa del Fuego é uma jovem escritora brasileira natural de São Paulo. Com apenas trinta e sete “primaveras” já tem vários livros editados no Brasil. O seu último romance, Os Malaquias, ao vencer o Prémio José Saramago, fez com que “saltasse para as luzes da ribalta” e ocupasse por várias semanas os tops de vendas tanto em Portugal como no Brasil.
Com um estilo de escrita muito próprio, onde o supérfluo não existe, a poesia é uma constante e o realismo mágico está sempre em pano de fundo, descreve a vida de três irmãos que ainda muito jovem – Nico aos nove anos, António aos seis anos e Júlia aos quatro anos – veem os seus pais morrerem após um raio atingir a sua humilde casa. Impercetível na altura, o raio deixaria marcas nos três jovens.
Júlia é adotada por Leila, uma senhora muito rica, António acaba por ficar num orfanato e Nico passa a viver na fazenda de Geraldo. Mas as vidas de ambos vão ser bastante diferentes, nem sempre quem aparenta ficar melhor é aquele que fica.
 “Geraldo era dono até do que não tinha”
Geraldo, o fazendeiro, é outra das personagens em destaque ao longo do livro. Ele representa todos aqueles que valendo-se da sua posição social e económica aproveitam o mal dos outros para fazerem fortuna.
“Que Deus não me ouça, mas já ouvi casos em que a mulher adúltera é castigada com um filho defeituoso”
Muitos temas são abordados ao longo do livro. Os preconceitos socias, a vida dura das pessoas com poucos recursos, a não preocupação pelo mal dos amigos, mesmo quando estes passam fome, os laços sanguíneos que não garantem a amizade e a compaixão, a maçonaria ou a ganancia pelo lucro são apenas alguns dos temas abordados.
“Em águas turvas as substâncias não se veem.”
Quer se goste, quer se odeie, Os Malaquias fazem partes daqueles livros que não deixam o leitor indiferente.
Boa leitura…

9 comentários:

  1. Sem dúvida, não dá para ficar indiferente... está uma bela análise... deve convencer muitos leitores a ler este livro! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Briseis,

      Obrigada pelas palavras.
      A escrita de Andréa del Fuego é diferente de tudo aquilo que eu li até hoje. Gostei deste livro, estou curioso para conhecer outros livros da escritora, mas para já este é o único publicado em Portugal.

      Eliminar
  2. É, de facto, um bom romance. Uma escrita muito depurada e um estilo muito peculiar.
    Vi que está a ler "As Benevolentes". Li-o há cerca de dois anos (andei a lê-lo durante meses, porque é enorme). É dos romances mais perturbantes que li, quer pela crueldade humana ali posta a nu, quer pela coragem revelada no desvendamento dos esconsos da consciência. Impressionante também é a soma de conhecimentos que o autor mostra ter e que abarcam áreas que vão do Direito à História, à Linguística, à Arte, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Concordo com a sua opinião relativamente à obra de Andrea dal Fuego.
      Os Benevolentes é um livro para se ir lendo. Além de ter mais de 800 páginas, se fosse editado com o tamanho de letra que a maioria dos livros são editados, 2000 páginas certamente não chegavam.
      Bem maior do que o tamanho do livro são as atrocidades que nele são descritas. Nunca li nada tão cruel, mas o pior é saber que estamos a falar de factos históricos e que aconteceram há apenas 70 anos. Sabia que a segunda grande guerra tinha sido muito má, mas nunca pensei que o ser humano pudesse ser tão cruel.

      Eliminar
  3. Realmente, a qualidade da sua análise me deixou tentada a ler esse livro, já está na minha lista. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Também comprei Sociedade da Caveira de Cristal, para a nossa Biblioteca Escolar. Vou ler os dois para poder indicar aos alunos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deise,

      Fico a aguardar a sua opinião relativamente as obras.
      Gostei do livro, não é uma raridade, mas é um bom livro.
      Em Portugal, dos livros de del Fuego só Os Malaquias é que estão editados, estou curioso para conhecer outros livros da autora. A escrever desta forma com apenas 37 anos é uma escritora que promete muito. As dificuldades que senti a ler o livro ficaram a dever-se ás diferenças do português do Brasil do Português de Portugal, mas valeu a pena...

      Eliminar
  5. Olá Tiago, como seguidor deste Blog, ficaria grato com sua visita a estes dois textos que escrevi:
    http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/10/conto-i-nascimento-e-infancia.html e
    http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/10/conto-ii-os-pais.html
    Eles serão melhor visualizados no Cromo ou Firefox.
    Obrigado.

    ResponderEliminar